top of page
Foto do escritorGabriel Felipe

O chamado de Cthulhu e outras músicas: as seis bandas que se inspiraram nas obras de H.P. Lovecraft

Atualizado: 10 de dez.


Escritor reverenciado postumamente é fonte de inspiração para músicos e outros artistas; confira


Foto: Reprodução - "Lovecraft Illustration Portrait" por Ricardo Romero


Em 20 de agosto de 1890, nascia em Providence, Rhode Island, o escritor norte-americano Howard Phillips Lovecraft, conhecido pelos seus trabalhos atemporais, como, também, pelas suas entidades indescritíveis e universos que carregam consigo grandes segredos repletos de um terror inimaginável. Lovecraft morreu em 1937, na pobreza e praticamente desconhecido. Contudo, hoje é considerado uma das figuras mais importantes dentro da literatura, ao desenvolver amplamente em suas obras os gêneros de fantasia, terror e suspense.


Lovecraft influenciou diretamente vários escritores de sucesso, como Stephen King, Clive Barker, Neil Gaiman, Ramsey Campbell e muitos outros que bebem da fonte do horror cósmico — inclusive a mim. E não para por aí: além do escritor influenciar dentro da literatura moderna, muitos dos seus contos são encontrados em filmes, séries, jogos, quadrinhos e na música.   


Neste artigo, abordaremos as seis músicas do heavy metal que se debruçam no universo de Lovecraft! Então, prepare o seu chapéu e sobretudo, e vamos mergulhar no terror cósmico e nos mistérios insondáveis do “Cthulhu Mythos”. 


BLACK SABBATH


Foto: Reprodução

 

Em Birmingham, na Inglaterra, surgia uma banda que, para alguns, viria se tornar a percussora do rock pesado que conhecemos hoje em dia. Nos anos 1968, inicialmente batizada como Earth — e posteriormente renomeada para Black Sabbath —, a ideia norteadora do grupo era de se diferenciar da música hippie produzida em massa durante esse período. Na ocasião, a banda lançou o álbum homônimo na década de 1970, onde conta com a canção “Beyond the Wall of Sleep”, cujo nome foi inspirado por um dos contos de Lovecraft, publicado em 1919. 


METALLICA


Foto: Reprodução

 

Lançada no "Master of Puppets" (1986), "The Thing That Should Not Be" transmite, através de sua atmosfera sombria, junto do vocal avassalador de James Hetfield, toda a ideia do horror cósmico de H.P. Lovecraft, ao emular no ouvinte o sentimento de impotência humana diante de uma criatura terrivelmente monstruosa e incompreensível, fazendo referência direta ao Cthulhu — dentro das obras do escritor, Cthulhu pertence ao panteão de uma raça de divindades alienígenas chamada de “Os Grandes Antigos”. 


SEPTICFLESH


Foto: Reprodução


Na música de abertura do sétimo álbum de estúdio do Septicflesh, "Communion" (2008), são vistos o horror cósmico, o medo ilógico e o primordial: o tormento que Lovecraft produz em seus personagens. A composição busca reproduzir exatamente as ideias que Lovecraft tem com a insignificância do homem perante forças além de sua compreensão. Outro ponto interessante são os trechos onde a letra de Seth Siro Anton (vocal/baixo) citam a entidade cósmica Azathoth, a mítica cidade de Dagon e os grimórios do Necronomicon. 


WORGOHM 


Foto: Reprodução - Instagram/Worgohm


O nome Worgohm não possui um significado específico; é talvez uma onomatopeia. Inspirado pelo horror cósmico de Lovecraft, o brasileiro Michel Oliveira (vocal/guitarra) utiliza do projeto para explorar, através de suas letras, a realidade diante da vastidão de um universo desconhecido e amedrontador. Na música "Fungi From Yuggoth" a banda aprofunda os conceitos do escritor através de uma guitarra cadenciada, das linhas de baixo marcantes e de um gutural insano, que versa sobre uma espécie alienígena chamada “Yuggoth” que habita nos confins de um planeta desconhecido pela raça humana. 


SULPHUR AEON


Foto: Reprodução


A banda de Blackened Death Metal, Sulphur Aeon, formada na Alemanha, tem quase toda sua obra estruturada e habituada no universo de Lovecraft. O grupo é descrito como "cosmicamente pesado" e "apocalíptico", com temas recorrentes sobre o cosmos, a morte, o ocultismo e a destruição cósmica. "Incantation", uma de suas músicas mais conhecidas, referencia diretamente algumas das entidades mais notáveis da mitologia lovecraftiana, como Yog-Sothoth, Nyarlathotep e, claro, Cthulhu. 


CRADLE OF FILTH 


Foto: Reprodução


Talvez esta seja, de longe, a obra que mais bebe nas fontes do terror cósmico de Lovecraft. "Cthulhu Dawn" presente no álbum "Midian", de 2000, é uma ode sombria dos escritos lovecraftianos, caindo de cabeça ao incorporar o caos e a destruição apocalíptica do universo de Cthulhu, numa sonoridade vívida cheia de elementos grotescos, no qual descrevem o renascimento do mal e a ascensão de seres abissais, assim como o próprio Cthulhu, numa clara metáfora para o fim da humanidade e o início de uma nova era de reinado de entidades imemoriais. 

 

230 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page