Fonte: Whiplash.net
O que é, quais são as principais bandas e como surgiu? Hoje vamos percorrer os primórdios da criação de um estilo musical que permanece firme entre os headbangers até os dias atuais; veja
Foto: Warner Bros/Michael Ochs Archives
O Heavy Metal está presente há mais de meio século, o que é uma prova da relevância e importância desse estilo musical na vida de diversas pessoas ao redor do mundo. Ao longo de sua existência, o Heavy Metal se reinventou e deu origem ao surgimento de novos subgêneros — resultado também das bandas talentosas que continuaram inovando —, como Thrash Metal, Doom Metal, Black Metal, Symphonic Metal, Folk Metal, entre muitos outros.
O que é o Heavy Metal?
Não há uma resposta exata, mas, basicamente, o Heavy Metal é um gênero musical que surgiu no final da década de 1960 e início dos anos 1970, buscando mesclar elementos do blues rock, hard rock e rock and roll clássico. Em sua composição intensa e inovadora, destaca-se a ênfase em guitarras elétricas distorcidas e agressivas, ritmos rápidos, vocais potentes, batidas fortes e temas líricos marcantes.
De onde surgiu o termo Heavy Metal?
Durante sua participação no podcast de Eddie Trunk, Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, afirmou que a banda passou a ser associada à expressão “Heavy Metal” após um comentário sarcástico de um jornalista/crítico que escreveu sobre eles em um jornal. Em tradução livre, o baixista disse: "Estávamos em turnê na América, acho que foi a segunda turnê pelos Estados Unidos. Eu li essa resenha e o cara disse 'isso não é música. Parece um monte de metal pesado (heavy metal) sendo esmagado junto'. De alguma forma isso chegou à Inglaterra e, a partir dali, virou a coisa sarcástica que costumavam aplicar a nós – 'isso não é música, é um monte de metal pesado (heavy metal) sendo esmagado'. E, por algum motivo, ficamos associados a isso".
Os primórdios do Heavy Metal
O estilo começou a tomar a forma que conhecemos no final dos anos 1960. Como parte de um processo natural, o rock foi evoluindo, sem que seus participantes estivessem conscientemente cientes desse movimento, rumo a territórios desconhecidos que viriam a dar bons frutos no futuro. Grandes contribuintes para o desenvolvimento desse cenário foram as bandas Led Zeppelin e Deep Purple, que lançaram discos importantes para a época ao explorar temas sombrios e pesados. No entanto, o trabalho considerado por muitos como o pioneiro do Heavy Metal é da banda Black Sabbath.
Black Sabbath
Foto: Reprodução
Dando um destaque especial (e com toda razão) para o controverso Black Sabbath, o grupo foi responsável por chocar os ouvintes há mais de cinquenta anos, com letras subversivas que envolviam ocultismo, magia e, em alguns casos, o satanismo. O foco em emular o medo através de uma atmosfera sobrenatural vem com força total no álbum homônimo da banda, lançado em 13 de fevereiro de 1970.
Algumas das principais músicas do álbum de estreia “Black Sabbath” e suas temáticas abordadas acima:
“Black Sabbath” - faixa 1
“The Wizard” - faixa 2
“Behind the Wall of Sleep” - faixa 3
“Warning” - faixa 7
Com uma sonoridade à frente de seu tempo, o Black Sabbath ajudou a pavimentar um caminho rico do qual muitas bandas se beneficiaram nos anos posteriores — e que muitas outras continuam trilhando neste exato momento, em direção ao sucesso.
Sem esse pontapé inicial, não teríamos uma cultura rica em expressão artística, identidade, resistência, autenticidade, crítica social e, principalmente, as bandas, tanto nacionais quanto internacionais, não teriam atingido o público com a sua mensagem na mesma intensidade, como nos dias atuais.
Acompanhe mais dos meus trabalhos no Instagram redatorgabriel. Lá você pode fazer sugestões e ficar por dentro das novidades. Abraços!
Comments