Conheça Stress, a primeira banda nacional de heavy metal, em uma entrevista reveladora
- Brendha Souza (Shoyu)
- 22 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de fev.
Assista a videoconferência inédita onde vocalista do grupo, que já abriu o show do Iron Maiden e inspirou o Sepultura, deixa um recado para os músicos do Brasil
No estado do Pará, em 1974, rapazes decidem criar uma nova banda para produzirem algo que conheciam como “rock pauleira”. Em uma garagem, André Chamon tocava uma bateria com um bumbo comicamente torto que lembrava uma gota e por isto o nome escolhido para a banda foi “Pinngo D'água”. Foi neste período que o gênero Disco tomava conta das rádios e festas juvenis. Adolescentes e adultos escolhiam Donna Summer, Bee Gees e Abba como trilha sonora para suas discotecas de sábado à noite. Pinngo D'água não impressionou a comunidade e o som pesado foi rejeitado. Após mudanças em sua formação original, já em 1977, a banda passa a se chamar Stress e dá seu primeiro show no patrimônio histórico Teatro São Cristovão. Com o evento, a banda conquista fãs que, antes cansados de serem associados ao vandalismo e consumo de drogas, agora eram agraciados pelo primeiro contato com o heavy metal, afinal, LP 's de bandas como Judas Priest, Motörhead e Iron Maiden demoraram a chegar em cidades como Belém. Stress introduzia o gênero em solo nacional e agora criava uma legião de seguidores que não se sentiam representados pela febre do rock and roll e do rock psicodélico, como o som das bandas Os Mutantes, Patrulha do espaço e Made In Brazil.

Empolgados e impulsionados por seus apreciadores, a banda passa a fazer suas próprias composições, em 1978, mas se deparam com um novo desafio: a censura da ditadura militar. Para encontrarem a liberdade de expressão, o grupo burla o sistema criando jogos com palavras quase homófonas. Agora, realizando shows com prestígio, a banda escolhe gravar seu primeiro álbum. De forma independente, o grupo viaja até o Rio de Janeiro e nos dias 3 e 4 de agosto de 1982 fazem história ao registrarem o primeiro álbum de heavy metal do Brasil. Stress lança o LP, que leva o mesmo nome da banda, em um show que reuniu aproximadamente 20.000 pessoas no Estádio da Curuzu, em Belém.
No ano seguinte, em 1983, a banda realiza seu primeiro concerto em um dos espaços culturais mais renomados do Rio de Janeiro, o Circo Voador, e lotam o lugar com seus admiradores.

Em meados dos anos 80, o rock ganha seu espaço na mídia e agora não se limita a influenciar apenas a indústria musical, mas o cinema, a moda e demais manifestações. Strees então aproveita deste embalo para lançar seu segundo disco, após o vocalista Roosevelt Bala e o baterista André Chamon se mudarem definitivamente para a metrópole carioca, chamado Flor Atômica. Embora não tenha alcançado o índice de vendas esperado pela gravadora, a banda liderou um movimento underground de heavy metal na cidade, cujo centro era um local denominado Caverna, situado ao lado do Canecão. Durante as matinês realizadas neste lugar, a Stress convidava grupos iniciantes para abrirem seus shows e assim impulsioná-los para a cena. Dentre essas bandas estava uma composta por dois irmãos mineiros, batizada então como Sepultura. A banda suspende suas atividades em 1987 e 9 anos depois retorna com seu terceiro álbum, o Stress lll, contando com uma produção independente. Saltando para 1º de abril de 2011, a banda Stress recebe o convite para abrir o show da maior banda de heavy metal do mundo, o Iron Maiden. Esse encontro histórico reuniu cerca de 15 mil headbangers de diversas regiões do Brasil em um dos maiores e mais importantes shows que Belém hospedou.

A história da banda Stress é um exemplo de resistência e paixão pela música. Em nova entrevista, seu vocalista revela os próximos lançamentos, suas memórias vivenciadas ao lado dos outros membros e demais experiências.
🎥 Confira a seguir o material audiovisual completo:
Comments