Redação feita por alunos do 9º ano aborda as políticas ambientais globais
Como professora da disciplina Global Perspectives, que aborda questões globais e interconectadas além do conteúdo tradicional de idiomas, sempre busco incentivar meus alunos a pensarem criticamente sobre o mundo ao seu redor. Recentemente, propus uma redação dissertativa argumentativa que envolvia a análise de políticas ambientais globais, conectando o tema com a realidade local de Joinville, SC. O que me encheu de orgulho e, sinceramente, me surpreendeu, foi a maneira como dois alunos foram além do esperado.
Ao invés de recorrerem a exemplos convencionais ou mais "fáceis", eles trouxeram para a discussão a banda Gojira, conhecida por suas letras que abordam questões ambientais de forma intensa e provocativa. Esse trabalho não apenas demonstrou o domínio acadêmico dos alunos, mas também uma sensibilidade única para integrar cultura e crítica social de maneira profunda e relevante.
Em vista disso, é com grande satisfação que compartilho com vocês este trabalho, que vai muito além de uma simples etapa acadêmica. Ele carrega uma mensagem poderosa, uma reflexão crítica que, para nós, apreciadores de músicas que desafiam a superficialidade da indústria musical contemporânea, revela um fio de resistência. É um lembrete de que ainda existem aqueles que, em meio à cacofonia massificada, continuam a se expressar de forma autêntica e corajosa. Um grupo seleto, que persiste em camuflar-se nas sombras da sociedade, mas que jamais desaparece — e que, em momentos como este, mostra sua força e relevância. Este trabalho não é apenas uma análise acadêmica, mas uma ode a uma forma de arte que ainda se mantém viva, desafiadora e essencial, conhecido também como “Metal” e suas vertentes. ENJOY IT!
Prof.ª Renata Domingues Gomes
A música “Global Warming”, composta pela banda francesa Gojira, traz a realidade do aquecimento global em um tom desolador e com o pesar de seu fim ser um sonho inalcançável. Haja vista que a falta ação por parte dos governos e a sobre-exploração visando o lucro estão entre os principais agravantes das mudanças climáticas, torna-se necessária a discussão com o objetivo de resolver tais entraves.
Sob esse viés, uma das principais causas das intensas mudanças climáticas nos últimos anos é a grande extração de matérias para a economia do mercado. Segundo o filósofo e economista alemão Karl Marx em sua obra “Manifesto do Partido Comunista”, publicado em 1848, “O Capitalismo gera seu próprio coveiro”. Tendo em vista os impactos ambientais causados pela retirada de matéria-prima visando o lucro através do mercado, o Capitalismo se identifica como um dos principais agravantes das mudanças climáticas.
Ademais, a falta de fiscalização por parte das autoridades estatais possibilita a prática de ações ilegais como o garimpo e o desmatamento. A música “Amazonia” do grupo francês Gojira faz uma denúncia das recorrentes queimadas entre os anos de 2019 e 2021. Esse período foi marcado pelo descaso do governo brasileiro em relação aos incêndios na Floresta Amazônica, visto que houve uma redução de 35% nos investimentos de monitoramento florestal de 2019 para 2021.
Por fim, o descumprimento de ações previstas na Constituição Federal garante assim a perpetuação dos crimes relacionados ao meio ambiente. Conforme a música “Que país é esse?” da banda brasileira Legião Urbana, “Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação”. Essa letra evidencia a negligência, tanto da população quanto do governo, para o cumprimento de leis previstas na Carta Magna. Conforme a Constituição Federal de 1988, artigo 23 parágrafo VI, é dever da União, dos Estados e dos Municípios a proteção do meio ambiente e o combate da poluição em suas diversas formas.
Portanto, o aquecimento global está ligado diretamente ao dia a dia da sociedade moderna, sendo, principalmente, relacionado ao consumismo, característica do Capitalismo, e o descumprimento governamental. Assim, é necessária uma intervenção concisa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade ambiental global que determina a agenda internacional no tema, encorajando parcerias na proteção do meio ambiente e promovendo acordos para criação de leis mais eficazes capazes de combater as ações ilegais contra a natureza.
Arthur Luiz Longo
Flávia Trembulak de Oliveira
Versão PT/BR, traduzida pelos alunos.
Comments