A origem do lendário riff de "Refuse/Resist"
- Gabriel Felipe
- 28 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de dez. de 2024

Foto: Reprodução
É inegável o sucesso duradouro e estrondoso do Sepultura; isso se deve muito ao som pesado e agressivo da banda e, principalmente, pelos riffs memoráveis compostos por Cavalera e Kisser ao longo dos anos juntos. Hoje, vamos abordar a origem do insano riff de “Refuse/Resist", faixa de abertura do "Chaos A.D.", lançado em 1993.
O músico Max Cavalera – guitarrista/vocalista das bandas Soulfly, Cavalera Conspiracy, Killer Be Killed e Go Ahead And Die – concedeu uma entrevista para o site Songfacts em fevereiro de 2014, onde contou brevemente como inventou uma de suas maiores obras.
"Eu tinha esse riff e realmente o adorava (...). Eu sempre pensava em um motim quando tocava esse riff (...). Quando fecho os olhos, imagino um tumulto acontecendo quando ouço esse riff. Portanto, foi um riff que nasceu de uma imaginação de tumulto. Simplesmente a confusão: carros de cabeça para baixo, carros em chamas e carros de polícia de cabeça para baixo em chamas. Essa é a imagem que eu tinha em minha mente quando estava fazendo o riff de ‘Refuse/Resist’", disse Max. "Então, Iggor (ex-membro do Sepultura e irmão de Max) criou a incrível introdução de bateria com percussão brasileira, que é quase como um samba. É uma combinação de uma batida de samba com metal, e isso nunca tinha sido feito antes. Isso foi muito empolgante", finalizou Cavalera.
O álbum "Chaos A.D." é o sucessor de "Arise" (1991) e foi lançado em setembro de 1993. O quinto álbum foi gravado pela formação clássica constituída por Max Cavalera (guitarra/vocal), Andreas Kisser (guitarra), Paulo Xisto (baixo) e Iggor Cavalera (bateria). Muito ainda querido pelos fãs, "Chaos A.D." vendeu mais de 1 milhão de cópias mundialmente – sendo um marco na carreira da banda.
Resenha muito boa e muito bem escrita